terça-feira, 24 de abril de 2012

É possível dizer que a escola possui mecanismos democráticos de participação?


A resposta é sim. Pois a constituição federal estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática, sendo estes regulamentados por leis complementares.
   Analisar a gestão da educação implica em refletir sobre políticas publicas de educação. Estas têm sido defendidas como dínamo a ser efetuados nas unidades escolares, visando garantir um processo coletivo de participação e decisão da comunidade escalar. (escola, professores, alunos e sociedade).
        A gestão escolar é um aspecto que possui grande relevância na educação. Sua função é a de organizar, articular recursos matérias, mobilizar ações humanas no sentido da construção dos processos sociais educacionais nas escolas, voltados para a formação dos sujeitos. A gestão não é um fim em si mesmo, mas um meio cujo principal objetivo é promover a qualidade do processo ensino-apredizagem (Ledesma, 2008)
        O processo de construção da gestão democrática implica de forma direta em mudanças nos mecanismos de gestão implantadas pela concepção de administração nas escolas e no sistema de ensino como um todo, conscientizado pela concentração das decisões e burocratização da escola, condizentes com modelo capitalista de sociedade. Na visão de Ledesma, construir a gestão democrática significativa é inserir o sujeito dentro da instituição escolar.
          Os principais mecanismos que constituem a gestão democrática do ensino é a descentralização administrativa e pedagógica, gestão participativa, os colegiados escolares eleitos pela comunidade escolar, a construção do P.P.P. e outros.De posse desses mecanismos é possível perceber notável mudança nas escolas atuais, pois muitas têm avançado nos aspectos da construção da gestão democrática escolar.
           Conclui-se dessa forma, que a escola deve ser orientada por princípios administrativos com foco principal de atenção na construção da sociedade que seu aluno atue, desligando-se dos pressupostos de administração de outrora e dando inicio à construção de uma instituição escolar autônoma em todas as instancias: didático pedagógico, administrativo e financeiro. No âmbito educacional, a gestão democrática tem sido defendida como dinâmica a ser efetivada nas unidades escolares, visando garantir os processos coletivos de participação e decisão. Tal discurso encontra respaldo na legislação educacional. Tal discurso encontra respaldo na legislação educacional
Referências Bibliográficas:
LEDESMA, M.R.K. Gestão escolar:desafios dos tempos.2008.1577.Tese (doutorado em educação)Universidade Estadual de Campina,Campinas 2008.
Brasil Lei. 9394/96, de 20 d dezembro de 1996.
Diretrizes e Bases para educação Nacional.
Brasil: constituição federativa de 1988.

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