terça-feira, 24 de abril de 2012

Qual o papel da educação, da escola e dos educadores na formação do individuo do séc. XXI?


A grande responsabilidade para a construção de uma educação cidadã no individuo do séc. XXI está nas mãos do professor. Nenhum projeto será eficiente se não for aceito pelos professores porque é com eles que os alunos têm maior contato.
            O papel do professor, segundo a LDB, esta muito além da simples transmissão de informações. Dentro do conceito de uma gestão democrática, ele participa da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, isto é, decide solidariamente com a comunidade educativa o perfil do aluno que quer formar, os objetivos a seguir e as metas alcançar.
            A LDB discorre sobre a elaboração e o cumprimento do plano de trabalho, trazendo a tona a organização do professor e a objetividade do professor no exercício de sua função em relação a aprendizagem dos seus alunos, fala em zelo no sentido de acompanhamento dessa aprendizagem que se da de forma heterogenia e individual. Zelar é mais que avaliar, é preocupar-se, comprometer-se, buscar as causas que dificultam a aprendizagem, é encontrar mecanismos que possam recuperar os alunos que apresentam alguma espécie de bloqueio. A colaboração do professor nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade é imprescindível para que o aprendizado faça diferença no individuo do séc. XXI. E que este possa inferir significativamente na sociedade em que está inserido. Assim sendo cumpri-se a função social da escola.
            O professor “é o grande agente do processo educacional”, diz Gabriel Chalita. Tem luz própria e caminha com os pés próprios. Não é possível que pregue autonomia sem ser autônomo; que fale de liberdade sem experimentar a conquista da independência que ele queira que seu aluno seja feliz sem demonstrar afeto. E para que possa transmitir afeto é preciso que sinta, que viva o afeto. “Ninguém dá o que não tem”.
            O mestre tem que ser o referencial, o líder, o interventor seguro, capaz de auxiliar o aluno em seus sonhos e projetos. A formação é um fator fundamental  para o professor não apenas a graduação universitária ou a pós-graduação, mas a formação continuada. Para nortear o aprendiz o mestre ter o norte.
            Ao professor não basta conhecer somente a sua área, se faz necessário o dialogo de áreas afins, ele precisa entender de ética, política, amor, projetos familiares e outros, pois, não se pode compartimentar o conhecimento. Para que o professor desempenhe com maestria a aula de sua especialidade, ele precisa conhecer as demais disciplinas, os temas transversais que perpassam. E acima de tudo conhecer o aluno. Tudo que diz respeito ao aluno deve ser de interesse do seu professor.
            O professor para desempenhar adequadamente o seu papel como profissional do séc. XXI, não pode ser acomodado. Pelo contrário deve está sempre avaliando e melhorando seu trabalho. O educador deve ser sempre e continuamente reflexivo, com objetivo de detectar, descobrir, inovar procedimentos e formas de lecionar. Afinal, o objetivo da educação é formar um novo cidadão que haja por si só.
O perfil do professor do séc. XXI é de um educador que almeja o seu o seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional, e que acredite na educação e no aprimoramento constante de seus conhecimentos, este é o melhor caminho para alcance da excelência e da sua realização profissional, apoiando-se as tecnologias estará oferecendo diferencial de fundamental importância na formação de indivíduo do sec. XXI, suscitando competência para que este atue significativamente na sociedade, escrevendo sua própria historia
Referencias bibliográficas
- FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Miniaurélio Escolar, Rio de Janeiro: Nona Fronteira, 2000.
- LDBEN nº 9394/96 – Lei e Diretrizes Bases da Educação Nacional – art. 67 e 13.
- DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação; Pará, PA: Editora Vozes 3ª edição; 1995; 263p

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