São inegáveis as mudanças
que a escola tem passado entre as últimas décadas do século XX e o início do
século XXI, na busca de uma educação que possibilite ao sujeito superar os
desafios do momento, aumentando a auto-estima e a confiança necessária para
operar sobre a restrição do que lhe é negado. Observa-se que, desde então,
vários educadores procuram respostas que levem em consideração o problema de
gestão democrática e participativa e o envolvimento e a participação da
comunidade, iniciando assim, a busca da inserção crítica do cidadão brasileiro
no processo de "democratização da escola".
Diante das mudanças e
desafios deste século e dentro do conceito de uma gestão democrática, o Centro
Integrado do Rio Anil - CINTRA, escola estadual, localizada á Rua da Companhia,
nº01, Anil, São Luís – MA, originada de uma velha fábrica de tecido e situada
em local de fácil acesso é composta de 9.500 alunos em sua totalidade e 526
funcionários, distribuídos em três turnos na matriz e em seus dois anexos,
ofertando a formação básica completa, possui a seguinte estrutura; divisão de
ensino fundamental do 1º ao 9º ano, divisão de ensino médio, divisão de esportes,
divisão financeira e outros. Sendo, portanto a maior escola pública da América
Latina tem vivenciado todo esse avanço e enfrentado como toda escola pública
estes desafios. Mas com políticas públicas voltadas a formação continuada de
sua equipe gestora, de seus docentes com inserção de Mídias Interativas para
promover dinamicidade no ensino aprendizagem e com atividades que posam trazer
a família para junto da escola, todas essas ações pró-ativas presentes na
Proposta Pedagógica da Escola elaborada por todos os envolvidos neste contexto
escolar, poderão amenizar e/ou sanar tais problemas.
Atividade
Dissertativa: Avaliação Educacional
Tema: Proposta Pedagógica do
Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA
A gestão
da escola é uma tarefa administrativa, e pensar na gestão deste espaço
remete-nos a muitos desafios, pois a organização e a gestão escolar são
dimensões que estão profundamente articuladas, já que a escola não é uma soma
de partes, mas um todo interligado que busca articular as orientações dos poderes
públicos e o pensar pedagógico à sua prática do dia-a-dia, mediada pelo
conhecimento da realidade e pela participação de todos os atores envolvidos no
processo educativo. (Libâneo, 2004)
Nesta
atividade a qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir objetivos
da organização, estão envoltos aspectos gerenciais; técnico, administrativo e
pedagógico. O processo de construção da gestão democrática
implica de forma direta em mudanças nos mecanismos de gestão implantados na
instituição em pesquisa, que tem centralizado as decisões e burocratizado a
escola, condizentes com o modelo capitalista de sociedade. Acredita-se
que construir a gestão democrática significativa é inserir o sujeito dentro da
instituição escolar. Os principais mecanismos que constituem a gestão
democrática do ensino são a descentralização administrativa e pedagógica,
gestão participativa, os colegiados escolares eleitos pela comunidade escolar e
a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. De posse desses mecanismos, é possível
vislumbrar a mudança no Centro Integrado do Rio Anil, que muito tem avançado
nos aspectos da construção da gestão democrática escolar, mas se faz necessária
uma formação continuada para os gestores em exercício. Pois
para exercer essa atividade o gestor necessita ter uma habilidade conceitual,
ou seja, pensar e diagnosticar antes de executar seu trabalho. Lembrar
que a gestão acontece em condições próprias, determinadas para atender às
necessidades e interesses de pessoas e grupos pré estabelecidos.
ATIVIDADE
DISSERTATIVA: GESTÃO DE PESSOAS
A liderança é um componente bastante importante
quando falamos em equipes.
“Um bom
gestor faz as coisas bem, enquanto que um líder faz as coisas certas”
Bennis1996.
Liderar é influenciar a equipe
e alcançar metas, e em tempos atuais, não temos a necessidade de trabalhar em
ambientes chefiados, mas, sim, liderados por alguém que tenha conhecimento e
capacidades para lidar com seus colaboradores. Vale lembrar que líderes,
adaptam-se facilmente a situações e, principalmente, sabem conduzir seres
humanos diante das diversidades. É nesse tipo de gestão de equipes que o líder
se destacará por saber conduzir sua equipe.
Por ser o planejamento o
detalhamento de onde queremos chegar e como chegaremos lá é que toda ação da
mais simples a mais complexa deve ser minuciosamente planejada, e em se tratando
de educação precisa está contemplada na Proposta educacional da escola.
Planejar é transformar as reflexões em ações e tem como finalidade a sistematização,
a organização, a decisão e a reflexão. O planejamento restringe o fracasso e
garante a eficiência e eficácia de um projeto.
Atividade Dissertativa:
Currículo e Planejamento
“Planejar
é dentro outros aspectos: transformar a realidade numa direção escolhida;
organizar a própria ação; agir racionalmente; por em ação um conjunto de
técnicas para racionalizar a ação”. (Gandin 2005)
Diante do exposto se faz
necessário uma reflexão com todos os agentes
envolvidos no cotidiano escolar do CINTRA, para
repensarmos ações Pró-ativas que posam nos fazer superar os desafios deste
século. Se todos os nossos passos forem planejados e contemplados na Proposta
Pedagógica da escola, sendo ainda nossas atividades voltadas para nossa
realidade superaremos assim, essas dificuldades. Desta forma, acreditamos
contribuir significativamente na realidade do Centro Integrado do Rio Anil e que por meio das práticas
cotidianas busquemo-nos caminhos que visem à constituição de uma sociedade mais
justa e igualitária.
Referências
Bibliográficas:
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Organizações. Rio de Janeiro: Campus/ Elsevier, 2008.
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MOTTA, Artur. Gestão Empreendedora e Inovação. São
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