terça-feira, 24 de abril de 2012

“Planejar é dentro outros aspectos: transformar a realidade numa direção escolhida; organizar a própria ação; agir racionalmente; por em ação um conjunto de técnicas para racionalizar a ação”. (Gandin 2005)


  São inegáveis as mudanças que a escola tem passado entre as últimas décadas do século XX e o início do século XXI, na busca de uma educação que possibilite ao sujeito superar os desafios do momento, aumentando a auto-estima e a confiança necessária para operar sobre a restrição do que lhe é negado. Observa-se que, desde então, vários educadores procuram respostas que levem em consideração o problema de gestão democrática e participativa e o envolvimento e a participação da comunidade, iniciando assim, a busca da inserção crítica do cidadão brasileiro no processo de "democratização da escola".
                  Diante das mudanças e desafios deste século e dentro do conceito de uma gestão democrática, o Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA, escola estadual, localizada á Rua da Companhia, nº01, Anil, São Luís – MA, originada de uma velha fábrica de tecido e situada em local de fácil acesso é composta de 9.500 alunos em sua totalidade e 526 funcionários, distribuídos em três turnos na matriz e em seus dois anexos, ofertando a formação básica completa, possui a seguinte estrutura; divisão de ensino fundamental do 1º ao 9º ano, divisão de ensino médio, divisão de esportes, divisão financeira e outros. Sendo, portanto a maior escola pública da América Latina tem vivenciado todo esse avanço e enfrentado como toda escola pública estes desafios. Mas com políticas públicas voltadas a formação continuada de sua equipe gestora, de seus docentes com inserção de Mídias Interativas para promover dinamicidade no ensino aprendizagem e com atividades que posam trazer a família para junto da escola, todas essas ações pró-ativas presentes na Proposta Pedagógica da Escola elaborada por todos os envolvidos neste contexto escolar, poderão amenizar e/ou sanar tais problemas.
Atividade Dissertativa: Avaliação Educacional
Tema: Proposta Pedagógica do Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA
A gestão da escola é uma tarefa administrativa, e pensar na gestão deste espaço remete-nos a muitos desafios, pois a organização e a gestão escolar são  dimensões que estão profundamente articuladas, já que a escola não é uma soma de partes, mas um todo interligado que busca articular as orientações dos poderes públicos e o pensar pedagógico à sua prática do dia-a-dia, mediada pelo conhecimento da realidade e pela participação de todos os atores envolvidos no processo educativo. (Libâneo, 2004)  
                                                  Nesta atividade a qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir objetivos da organização, estão envoltos aspectos gerenciais; técnico, administrativo e pedagógico. O processo de construção da gestão democrática implica de forma direta em mudanças nos mecanismos de gestão implantados na instituição em pesquisa, que tem centralizado as decisões e burocratizado a escola, condizentes com o modelo capitalista de sociedade. Acredita-se que construir a gestão democrática significativa é inserir o sujeito dentro da instituição escolar. Os principais mecanismos que constituem a gestão democrática do ensino são a descentralização administrativa e pedagógica, gestão participativa, os colegiados escolares eleitos pela comunidade escolar e a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.  De posse desses mecanismos, é possível vislumbrar a mudança no Centro Integrado do Rio Anil, que muito tem avançado nos aspectos da construção da gestão democrática escolar, mas se faz necessária uma formação continuada para os gestores em exercício. Pois para exercer essa atividade o gestor necessita ter uma habilidade conceitual, ou seja, pensar e diagnosticar antes de executar seu trabalho. Lembrar que a gestão acontece em condições próprias, determinadas para atender às necessidades e interesses de pessoas e grupos pré estabelecidos.
        
ATIVIDADE DISSERTATIVA: GESTÃO DE PESSOAS
A liderança é um componente bastante importante quando falamos em equipes.
 “Um bom gestor faz as coisas bem, enquanto que um líder faz as coisas certas” Bennis1996.

                 Liderar é influenciar a equipe e alcançar metas, e em tempos atuais, não temos a necessidade de trabalhar em ambientes chefiados, mas, sim, liderados por alguém que tenha conhecimento e capacidades para lidar com seus colaboradores. Vale lembrar que líderes, adaptam-se facilmente a situações e, principalmente, sabem conduzir seres humanos diante das diversidades. É nesse tipo de gestão de equipes que o líder se destacará por saber conduzir sua equipe.
                Por ser o planejamento o detalhamento de onde queremos chegar e como chegaremos lá é que toda ação da mais simples a mais complexa deve ser minuciosamente planejada, e em se tratando de educação precisa está contemplada na Proposta educacional da escola. Planejar é transformar as reflexões em ações e tem como finalidade a sistematização, a organização, a decisão e a reflexão. O planejamento restringe o fracasso e garante a eficiência e eficácia de um projeto.
Atividade Dissertativa: Currículo e Planejamento
“Planejar é dentro outros aspectos: transformar a realidade numa direção escolhida; organizar a própria ação; agir racionalmente; por em ação um conjunto de técnicas para racionalizar a ação”. (Gandin 2005)
                  Diante do exposto se faz necessário uma reflexão com todos os agentes envolvidos  no cotidiano escolar do CINTRA, para repensarmos ações Pró-ativas que posam nos fazer superar os desafios deste século. Se todos os nossos passos forem planejados e contemplados na Proposta Pedagógica da escola, sendo ainda nossas atividades voltadas para nossa realidade superaremos assim, essas dificuldades. Desta forma, acreditamos contribuir significativamente na realidade do Centro Integrado do Rio Anil e que por meio das práticas cotidianas busquemo-nos caminhos que visem à constituição de uma sociedade mais justa e igualitária.


 Referências Bibliográficas:

Bennis, W. et al.. Transparência: Como Criar uma Cultura de Valores Essenciais nas Organizações. Rio de Janeiro: Campus/ Elsevier, 2008.
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In: Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.1996. Ano CXXXIV, n. 248.
BOTELHO, Eduardo, Disponível em: http://www.equifax.com.br/
CEREJA, William Roberto. Português Linguagens.São Paulo:Atual,2003.22/07/2008.
DENNY, Ercílio A. Ética e sociedade. Capivari: Opinião E., 2001
GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
             Luck, Heloísa Gestão de Equipe/ Heloísa Luck. 6. ed. Petrópolis, RJ: Voses, Série    cadernos  de Gestão
LÜCK, H. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 8ª Ed. São Paulo: Vozes, 2011.
LÜCK, H. Gestão participativa na escola: 6ª Ed. São Paulo: Vozes, 2010.
Manual para elaboração e normalização de trabalhos de conclusão de
curso/ organizado por Elaine Baptista de Matos Paula et al. – 3. ed.
rev., atual. eampl. -- Rio de Janeiro :SiBI, 2011.
MOTTA, Artur. Gestão Empreendedora e Inovação. São Paulo: Grupo Ibmec Educacional, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo, Cortez, 1984.







                  

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